quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Predições do texto:"Os trabalhadores se revoltam..."

A priori a relação que fazemos entre a revolta dos trabaslhadores e o massacre de gatos, está incultida na idéia de que na Rua Saint-Séverin, existiam muitos gatos e os mesmos atrapalhavam o sossego, a paz e o sono dos trabalhadores, devido ao barulho ensurdecedor que os mesmos faziam, nesse sentido, os trabalhadores com jornadas estafantes, em condições miseráveis, enraivecidos de sono começaram a peerseguir e matar os gatos.

Esquema revisado

Postado por Fátima e Gisele

Verbos de Instrução - Tabela


terça-feira, 30 de outubro de 2007

C- Respostas do texto sobre inferência ( Dooling e Landman)

1. Da descoberta da América
2. As caravelas, Santa Maria, Pinta e Nina
3. Os mistérios do mar: ondas, turbulências...
4. O ouro
5. Os índios
6. Cristovão Colombo
Fátima/ Gisele

Podemos Conhecer o Universo?

Reflexão sobre um grão de Sal


Após reler o texto, descobrimos quão complexo é o universo e quanto temos a aprender....Discutimos que é muito difícil compreender o universo, entretanto, não é impossível, para tanto, só seria possível compreendê-lo se houvesse regularidade no funcionamento das coisas, pois independente do tamanho, a análise feita deve ser a mesma ( tanto do grão de sal, quanto da molécula da água ou ainda da nossa massa corporal).
Muitas vezes na correria do di-à-dia, estamos tão habituados e/ou acostumados a pensar e agir quase que mecanicamente, que quando nos deparamos com outros tipos de textos, queremos de alguma forma levá-los para dentro do nosso contexto, para a nossa esfera de conhecimento, área e trabalho, sem ao menos nos permitirmos pensar de outra forma...
Antes de querermos entender ou conhecer o Universo que tal olharmos um pouco ao nosso redor ver se nos conhecemos, se as pessoas que fazem parte do nosso mundo são realmente conhecidas por nós, entre outos... Só assim, estaremos prontos para saber mais, sempre mais, cada vez mais, a fonte da sabedoria nunca seca...
Gisele/Fátima

Senso Comum

Segundo o autor, senso comum é todo o conhecimento sem hipótese, sem experimento, é precedido de pré-conceitos já estabelecidos. O senso comum e a intuição ordinária tornaram-se guias não confiáveis, de acordo com o texto à medida em que nos distanciamos das experiências, experimentações, sem uma metodologia ou hipóteses, acabam caindo num conhecimento popular sem cunho científico ou ainda no "achismo".
O senso comum é aquele conhecimento adquirido e/ou construído pela intuição, superstição, lendas, mitos, costumes e hábitos, não existe um estudo científico mais elaborado que promova o pensar, as regularidades, os questionamentos, as indagações, etc.
Pode ainda ter diversas formas de definição sobre o senso comum, contudo, na maioria das vezes são conceitos generalizados e aceitos como verdadeiros no meio em que vivemos.
Gisele e Fátima

Levantamento de Verbos: Gráfico

Postado por Gisele e Fátima

Levantamento de Verbos


Livro Escolhido

Livro: História Hoje
Autor: Oldimar Pontes Cardoso
Série: 8ª
Disciplina: História
Editora: Ática
Tópicos: História Contemporânea e História do Brasil ( Séculos XX e XXI)

domingo, 28 de outubro de 2007

LISTA DE PALAVRA

CENTRO:
do lat.centru
s.m. , ponto que se encontra a igual distância de todos os pontos de circunferência ou da superfície da esfera:
CÉLULA:do lat.célula,pequena ceia
s.f.,dim. de ceia ; casulo de semente; cada um dos quartos ou alojamento dos cardeais;
Med., a mais pequena porção de organismo capaz de vida independente; cada um dos elementos plásticos, microscópicos , dos tecidos orgânicos cavidade ou interstício no tecido esponjoso dos ossos,etc.
CONSUMO:
1ª pessoa.sing.pres.ind.de consumir
consumo s.m., ato ou efeito de consumir; gasto,saída,extracção;venda( de mercadorias); totalidade dos bens e serviços consumidos; procura.
CORPO:
do lat.corpu
parte principal de muita coisas
missa de -presente: missa celebrada na preseça do defunto;
-doente: conjunto de professores;
-diplomático: conjunto de diplomatas;
-da nobreza: o conjunto de nobre;
-de baile:grupo dos bailarinos de um teatro;
-de exército: conjunto, mais ou menos consideráveis, de soldados;
-de guarda:tropa que constitui o grosso da guarda de um posto;
-de delito:conjunto me registro de averiguações de um determinado delito e identificação do autor do mesmo;
-da igreja: a parte central da igreja, destinada aos fiéis;
-de Deus: a festa do Santíssimo Sacramento
-meio; retrato desde a cabeça à cintura;
-dar de: defecar
-a: em luta de corpo contra corpo
de: e alma em pessoa.
COROA
do lat. corona
ornamento circular para a cabeça , que se usa como sinal de honra, de regozijo, ou de simples adorno, a parte mais elevada de alguma coisa ; alto, cume,cimo; a parte superior do dente; cobertura metálica com que se reveste a parte superior do dente para a proteger; tonsura dos clérigos; calvície circular
Fátima Rossi/ Gisele Lima

MUDANÇAS NAS INFERÊNCIAS NO TEXTO DE DOOLING E LANDMAN

No primeiro momento o texto trata da exploração de um planeta desconhecido.As três irmãs que se refere no texto,são : água, ar e fogo.As imensidões tranquilas,picos e vales turbulentos, ficam na natureza.
As gemas refere-se às riqueza ,as criaturas aladas são as aves.O herói do texto era Zeus.
No segundo momento o texto trata da expedição de Cristovão Colombo por ocasião da descoberta das Américas Central e do Norte.As três irmãs que se refere no texto, são as embarcações utilizadas na expedição de Colombo,Santa Maria,Pinta e Nina.As imensidões tranquilas ,picos e vales turbulentos, trata-se do oceano por onde a expedição navegava, com sua calmaria e por tempestade enfrentadas.
As gemas , seria um certo custeio por parte do governo, um financiamento para expedição visando a expansão territorial com novas descobertas de continentes.
As criaturas aladas são as aves que já habitava a terra descoberta.
O herói era Cristovão Colombo.
Fátima Rossi / Gisele Lima

TEXTO DE LOOLING E LANDMAN

O tema central tratado pelo autor é:"Os olhos enganam", disse ele," um ovo, e não uma mesa, tipifica corretamente esse planeta inexplorado".
Fátima Rossi / Gisele Lima

LEVANTAMENTO E CAPACIDADE DE LETRA PARA CIDADANIA.ROXANE ROJO

Ler continua sendo coisas das elites,poi um grande parcela da população embora hoje possa estudar,não chegar a ler.
A maioria das práticas didáticas de leitura utilizadas no letramento escolar desenvolvem apenas uma pequena parcela das capacidades envolvidas.
Ler envolve procedimentos e capacidades, dependendo da situação e das finalidades da leitura.
No inicio da segunda metade do século passado, ler era visto de maneira simplista;as capacidades focadas eram as de decodificação,após desenvolvimento de estudos e pesquisas passou, a ser enfocada não apenas como um ato de ler como uma intereação entre o leitor e o autor.
Capacidades d leitura envolvidas nas diversas práticas letradas:
-Capacidade de decodoficação ;
-Capacidade de compreenção;
-Capacidade de apreciação e réplica do leitor em relação ao texto.
Fátima Rossi e Gisele Lima

quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Atividade 3 - O micrócus, de Tacus

O Micrócus
O micrócus é um micróbio. E como tal não poderemos ver, a não ser, é claro, por um microscópio. Ele, porém, dificilmente é visto, mesmo através de tal aparelho, pois sua timidez não tem limite. Detesta aparecer. Quando empurramos à força, ele fica vermelho e nunca nos olha no rosto. Sua função é trazer até nós uma doença fatal: a microcunésia!!! Pois se ele nos espeta com aquela setinha que carrega na mão, o resultado é terrível, se bem que ninguém saiba o que é, pois nunca ninguém foi espetado. Extremamente delicado e atencioso com todos, ele tem seus aposentos nas proximidades do Cerebellum, num quartinho por demais confortável, graciosamente florido, com as flores dispostas com notável bom gosto pelo quarto, em belos vasos sanguíneos. Neste mesmo quarto, ele arrisca de vez em quando pintar um quadro e, sem nenhuma pretensão, pinta lindos motivos florais de cativante frescura.Podemos até visitá-lo depois de seu expediente, quando seremos acolhidos com um lanche apetitoso. Se ele não conversa muito, por causa da sua timidez, escuta maravilhosamente - e, principalmente, acredita em tudo o que a gente fala e adora a nossas piadas.Certa vez, um micrócus se apaixonou por um atincorpo que era freira. Desse amor impossível resultou a desgraça dos dois. Ela por sua heresia, foi queimada viva numa úlcera, transformando-se em santa e indo para o céu da boca. Ele foi condenado a passar o resto da vida numa prisão de ventre.Mas o micrócus mais célebre foi um que conseguiu escalar um homem de dois metros, dos pés à cabeça, em três horas apenas; lá chegando, hasteou, altiva, a bandeira da sua espécie, imortalizando-a para todo o sempre.
Gisele e Fátima

ESQUEMA


sábado, 20 de outubro de 2007

MÓDULO I = AVALIAÇÃO DO 1º MÊS DE CURSO

Desenvolvimento das Capacidades de Leitura e Escrita nas Diferentes Áreas do Conhecimento.
I- Todas as atividades proposta neste módulo I foram realizadas,nossa formação profissional foi melhorada, pois a interação entre os grupos nos proporcionou oportunidades de desenvolver nossas competências e habilidades voltada para a leitura e escrita, o fator essencial para essa interação , foi a Internet, que nós permite a informação rápida e precisa entre os colegas.
II-O compartilhamento das ações , realizada em ambiente virtual é muito importante pois, através da pesquisas , pela Internet podemos adquirir conhecimentos dadquilo que nossos colegas e outro autores escrevem, nos ajudaram muito na realização de nossas tarefas e no nosso aprendizado assim como transmitir aquilo que sabemos e compreendemos.
III-Ao iniciarmos o curso encontramos dificuldades , desde a criação do blog, produção de textos e até mesmo a interação no blog,mas durante as atividades desenvolvidas neste módulo I melhoramos nossa formação profissional, interagindo com a nova libguagem,pois as atividades nos proporcionam oportunidades de desenvolver nossas competências e habilidades voltada para leitura e escrita até nos tornando mais criativo e crítico.
IV-Sim ,estamos melhorando os nossos conhecimentos até mesmo refazendo alguns conceitos sobre gêneros discurssivos com os quais nos deparamos no dia-a-dia.Trabalhamos com a construção do conhecimento, a formação do indivíduo passa pela leitura e escrita.
V-Os connceitos de esfera de atividade e de gênero do discurso pode3m interferir nas atividades de leitura e escrita:
1º)Quando explorado e bem trabalhado a compreeenção e os objetivos que propõe o texto;
2º)Saber compreender os diversos tipos de gêneros e seus elementos podendo entendê-los melhor e usá-los no seu dia-a-dia.
VI-Aos alunos de nossa escolas ,a leitura dirigida em sala de aula ,biblioteca ,caixa de leitura ,estimulando ao desenvolvimento da leitura e escrita, relatórios resumos, teatro, música, tais como uso da SAI e, vídeos , DVDs, livros didáticops e paradidaticos, etc.

quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Atividade 7 - Definição de Senso Comum

O senso comum e a intuição ordinária tornam-se guias não confiáveis, nesse sentido, refere-se a tudo aquilo que não tem uma sequência experimental, não apresenta hipóteses, sem experimentos, levantamento de checagem, entre outros, ficando no campo do achismo, sem uma fundamentação teórica argumentativa para embasar suas idéias e opiniões.
Gisele Lima e Fátima Rossi

Atividade 03 - Lendo sobre o que é ciência

"Podemos conhecer o Universo? Reflexões sobre um grão de sal"

Depois de ler o texto, percebemos o quanto estamos acostumados a fazer uma antecipação dos temas sempre direcionados somente para a nossa esfera de conhecimento, o que acaba limitando nossa interação com demais colegas e áreas de conhecimento diversas da nossa.
Apesar da checagem não ter sido totalmente correta, compreendemos que o grão de sal pode ser mais complexo que o cérebro em alguns momentos e o mais importante, observamos que se houvesse regularidade no funcionamento das coisas, apesar da complexidade e dificuldades, seria possível e capazes de compreendermos o mundo, independente do tamanho e/ou extensão, a análise feita é a mesma, pois sempre devemos observar a regularidade do funcionamento das coisas.
Nós

Atividade 4 - Definição do fazer científico

Ao ler e interpretar o texto, o autor deixa claro que o fazer científico visa experimentar, checar, formular hipóteses..."A mentalidade científica, porém, examina o mundo com uma atitude crítica, como se outras coisas devessem estar presentes, embora não estejam.
... Se você gasta algum tempo admitindo várias hipóteses, checando-as para ver se têm sentido, se se ajustam com algo que já sabemos, imaginando testes que possam incorporar ou esvaziar nossas hipóteses, está fazendo ciência."(Carl Sagan)
Gisele Lima Fátima Rossi

Atividade 6 - Resumo

Segundo o autor a ciência é um modo de pensar, um conjunto de conhecimentos, cujo o objetivo primordial é compreender de que forma o mundo funciona, procurando sobretudo as regularidades que existem ( investigar a regularidade, o funcionamento das coisas).
A ciência é baseada na experimentação, na disposição de desafiar velhos hábitos, dogmas e/ou pré-conceitos, numa abertura para ver o Universo como ele realmente é. A ciência requer coragem de questionar a sabedoria convencional.
Escolhi o primeiro parágrafo porque, além, de dar uma noção do que ele abordará, também faz a defesa de seu pensamento, com idéias e expressões centrais que nortearão todo o texto.
Gisele Lima Fátima Rossi

Atividade 5 - Generalizações parciais, seleção e síntese

01
10
04
14
07
09
15
02
06
03
08
12
13
04
05

Gisele Lima e Fátima Rossi

quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Pesquisa sobre gêneros

Ao pesquisar observamos diferentes gêneros que podem ser tanto escrito quanto oral, entre os quais destacamos:
Resenha (textos, livros, temas, filmes, aulas expositivas, conferências...) - relacionar todas as propriedades de um objeto e enumerar e descrever seus aspectos.
Paródia - uma recriação de uma obra já existente.
Sinopse - tem o objetivo de descrever ou narrar de forma abreviada, apresentando um sumário, síntese. Implica em escrever uma apresentação concisamseja de livro, filme, peça, revista , etc.
fontes pesquisadas:http://www1folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq2503200321.htm
www.livrariacultura.com.br
http://historiadoolho.blog.uol.com.br

Caracacterístca da Ciência

A ciênciadentre suas principais características destacam-se:
-objetividade;
- elucidação de fatos duvidosos;
-o uso da razão como produto de investigação;
- descaracterização de mitos, lendas e/ou crenças;
- clareza nas informação de dados, fatos e argumentações;
- estabelecer relações entre informações;
- estudo, pesquisa e analisa fontes, métodos, hipóteses, etc;
Gisele e Fátima

Atividade - O que é Ciência para nós?

Nós entendemos que ciência tem de envolver mais do que uma mera catalogação de fatos do que descobertas. É o fato de envolver a descoberta de princípios que subjazem e conectam os fenômenos naturais revelando coisa que não podemos fazer de outra maneira. O conhecimento científico é algo que transcende a cultura, é uma das principais atividades humanas, através do conhecimento que adquirimos o saber, seja pela leitura, pela meditação, pela instrução, sabedorias ou outros elementos...
Além disso, podemos considerar ainda, como a soma do conhecimento humanos considerados em conjunto, sendo assim, um processo, pelo qual o homem se relaciona com a natureza visando a dominação dela em seu próprio benefício.
Na Ciência da Natureza como na ciência do pintor o homem deve descobrir o segredo da "articificiosa natureza" o que se corresponde a caminhar da visão superficial para as razões da experiência e para a necessidades que ligam os efeitos e as causas, de forma a integra-se ela própria à causa.
Gisele e Fátima

Atividades 1 - Área de conhecimento

Gisele Lima
A área de conhecimento a que pertenço é conhecida como Ciências Humanas e suas Tecnologias.
Fátima Rossi
A área de conhecimento a qual pertenço é conecida como Ciencias da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.

segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Questão 10= Gêneros que circularm em minha área de conhecimento e em minha disciplina.

Fátima Rossi

a) Dentro de minha área circulam os gêneros mais variados possíveis
b)Dentro das minhas aulas procuro na medida do possível, proporcionar ao aluno uma gama de textos também o mais variada possível, na última série confesso que dou um pouco mais de ênfases aos textos dissertativos.
c)Nas séries iniciais eles têm um pouco mais de dificuldades quanto à produção de textos dissertativos.
d)Apresentam dificuldades em expor com objetividade suas idéias, assim como dificuldade na hora de argumentar.
e) Creio que estas dificuldades estejam relacionadas não apenas a um fator único , mas a vários asssociados(falta de leitura fora da escola , falta de visão crítica e outros).

Questão 8 Retomado do fórum:Ler e Escrever de e ser um compromisso de todoas as áreas.


Fátima Rossi


Ler e escrever é um compromisso da U.E. ,é necessário considerar que o estabelecimento de diferentes objetivos para a leitura e para a escrita interfere no processo de compreensão e produção de textos.Deve ser trabalhada em todos as disciplinas(áreas) pois é uma ferramenta básica e indispensável, fazendo com que os alunos compreendem os vários tipos de gêneros textuais na diferente esferas de circulação.

Quetão do Enem 2007


Fátima Rossi


A resposta correta para a questão proposta na avaliação do Enem é a "E"e acredito que as competências/habilidades necessárias para que os alunos respondessem corretamente são:

-Checar hipóteses

-ativar,antecipar,generalizar

-inferir e comparar uma vez que essas capacidades de compreensão de leitura lhes permitam obter informações para responder a questão.

quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Análise de propostas A e B

A proposta A é mais simplista, conteúdista e objetiva, não disperta o aluno a entender o contexto em qual a proposta está inserida. Fica muito numa esfera limitada, no achismo, o aluno não é instigado a pensar muito simplesmente em retirar respostas prontas ou semi-prontas da sequência textual. ( Menciona o ano, não o período, fala da figura de Delfim, mas não de Médici, etc)
Já na proposta B verificamos que a proposta é mais detalhada, nada superficial que exigirá do aluno uma capacidade maior de checagem de conhecimento prévio do período abordado, hipóteses levantadas, contextualização x comparação ( ontem e hoje), consequências, ou seja, tal proposta é mais elaborada ao ponto de fazer o aluno refletir, discutir, buscar informações paralelas e complementares do texto, alimentando o educando com dados, informações, troca de experiências para endenter melhor o tempo/espaço em que tais fatos aconteceram, o aluno é levado a ser mais crítico e desenvolver muitas capacidades de leitura e escrita....
Nesse sentido, ambas as propostas são importantes, pois as duas trazem informações e situações diversas, fazendo o aluno a pensar, contudo, acreditamos que a segunda proposta é a que mais completa.
Nós.

Leitura e Escrita

Ler é uma dádiva, escrever uma consequência


Adoro ler, comentar debater os livros que leio e acho interessante, contudo, faço bem menos do que gostaria, devido a sobrecarga de trabalho...
Sempre que posso levo meus alunos à biblioteca e ao jardim para praticar e/ou incultir o hábito da leitura, acredito que quanto mais o aluno for absorvido pela leitura, seja de que estilo for, sempre ajudará a escrever, produzir e criar melhoe...
Ler deve ser visto como um costume diário, da mesma forma que nos acostumamos a escovar os dentes todos dias, comer, tomar banho e assim por diante, se todos os dias a gente se policiasse e fizesse também com que nossos alunos lessem todos os dias, acredito piamente que nosso país seria melhor, afinal de contas, a educação faz toda a diferença!
Gisele

Paródia:Navegante em uma noite fria

Navegando em noites frias

O navegante adverte aos desavisados que você deve estar preparado para essa inusitada viagem, a primeira coisam a se fazer é desligar de tudo e de todos, relaxe, procure uma posição mais agradável possível, providencie água e comida suficiente para uma viagem surpreendente... Vamos diretamente desse mundo para o reino da imaginação e da criatividade, mais conhecido como o mundo maravilhoso da leitura!
Numa noite fria nada melhor pra fazer depois de um bom banho quente, uma sopinha e claro uma boa companhia, é aí que o livro tem um papel fundamental, não existe melhor companhia que uma boa leitura...Portanto, escolha um autor favorito, um tema interessante e mergulhe sem medo de ser feliz no mundo mágico da leitura.
Gisele

Sinopse de livro

O Manifesto Comunista ( Karl Marx e Friderich Engels / Paz e Terra)

Gisele


"Um espectro assombra a Europa: o espectro do comunismo". A História de toda a sociedade que existiu até agora é a História de luta de classes". "Tudo o que é sólido desmancha no ar". "que a classe dominante trema frente à revolução comunista"." Os proletários nada têm a perder fora suas correntes".
Escrito há 150 anos, principal texto político do mundo moderno e contemporâneo, o Manifesto Comunista, de Karl Marx e Friderich Engels ganha novos contornos, quando o capitalismo se encarrega de reimpor o império das relações mercantis, estendendo a todos os rincões do mundo o domínio do capital e, com ele, a luta de classes. Mais uma vez a leitura do Manifesto Comunista serve como chave para compreender a história dos homens numa virada de século."

EMIR SADER