quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Avaliação - Módulo 1


01) Você acredita que os objetivos desta primeira unidade, organizados em torno das práticas de leitura e escrita de perfis pessoais na web, expressão de opinião, depoimento, debate, apresentação para transação comercial e formulários, foram contemplados nas atividades desenvolvidas? Justifique.
Sim, os objetivos foram contemplados, pois, as oportunidades de interações nos grupos favoreceram a compreensão do material explorado. Trabalhar com leitura e escrita interativamente facilita a compreensão bem como interpretação. A comunicação via internet permite as pessoas um maior intercâmbio e socialização de idéias e experiências vivenciadas no dia à dia, comunicando-se e trocando informações de uma maneira mais rápida, ampliando os horizontes e os conhecimentos, nesse sentido, após a realização das atividades propostas e a mediação das tutoras os objetivos propostos foram atingidos, contudo, é relevante ressaltar que o tempo para a execução de tarefas e realização de atividades não foi suficiente, principalmente para quem está em sala de aula, acredito que teria condições de melhorar meu desempenho se houvesse mais tempo hábil para executá-las...

02) O que você tem a dizer sobre o compartilhamento das experiências de leitura e escrita de diversos autores e de seus colegas no ambiente virtual?
Como diria o grande mestre Paulo Freire: “Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso, aprendemos sempre.” Nessa perspectiva, quando compartilhamos aprendemos muito, pois, muitas vezes, a leitura de algum texto de autores diversos proporciona conhecimentos que são construídos e ampliados a cada dia. Confesso que esse mundo digital é algo novo na minha rotina, proporcionando um grau maior de dificuldade em trabalhar no ambiente virtual, às vezes o produzir requer maior atenção, afinal estamos trabalhando com leitura e escrita, levando a uma reflexão maior sobre os temas explorados e fico um pouco confusa em expressar meus conhecimentos acadêmicos aliados aos conhecimentos virtuais que são básicos, gostaria, às vezes de exibir imagens, sons, enfim outras formas e gêneros textuais para enriquecer e/ou ilustrar minhas idéias e pensamentos, mas que por falta de um maior aprimoramento, não consegui.
Mesmo assim, estou aprendendo muito, pois, como não sou especialista na área, muitas coisas são novidades e acabo apanhando bastante...

03) Como tem sido sua experiência de criação, produção e interação no Blog?
Interessante, ora objetiva demais, ora de menos, as atividades de socialização das experiências de leitura e escrita permitiram a aquisição de conhecimentos significativos para a apreensão de conceitos referentes às possibilidades que o ambiente virtual oferece para ler e escrever. Apesar de não ter tido a interação que gostaria, acredito ter sido rica, pois, o blog, enquanto um diário virtual dos registros das experiências do processo ensino e aprendizagem deste curso possibilitou, mais que a visualização, a organização de todas as atividades desenvolvidas, seria muito importante, por exemplo, se todos os professores da rede tivessem condições de terem acesso ao curso e/ou pudéssemos fazer uma conferência sobre os problemas que nos atormenta no nosso cotidiano, usando-o como mais um instrumento/ferramenta a nosso favor.

04) Ocorreram mudanças de conceitos em seus conhecimentos sobre gêneros discursivos e capacidades de leitura e escrita? Se ocorreram, quais seriam estas mudanças?
Lógico, porque o gênero de discurso está intrinsicamente ligado a uma esfera de atividade humana: esfera familiar, acadêmico-ciêntifica, escolar, política, jornalística, jurídica, literária, entre outras e que está inserido em um contexto sócio-histórico e econômico mais amplo, em cada uma destas esferas há diversos atores representando diferentes interesses em jogo e, também diferentes gêneros do discurso, assim sendo, a compreensão dos gêneros discursivos e capacidades de leitura e escrita nos proporcionou momentos de ação-reflexão-ação, e acabou gerando redimensionamentos de concepções/conceitos que tinha como certos e favoreceram nossas leituras, escritas, além do foco, visão e olhar diferenciado sobre as coisas.

05) Como você pensa que a exploração dos conceitos de esfera de atividade e de gêneros do discurso podem interferir nas atividades de leitura e escrita?
Penso que todo gênero de discurso está associado a uma esfera de atividade humana seja ela qual for (familiar, acadêmico-científica, escolar, jornalística, política, jurídica...), sendo assim, ao situarmos a esfera de atividade e de gêneros do discurso o leitor/escritor tem a possibilidade de melhor compreender as inferências (globais, regionais, locais), a interdiscursividade, a intertextualidade, a contextualização de um texto, dentre outras ocorrências lingüísticas, quando há interação a interferência existe.

06) Que situações pedagógicas estão sendo oferecidas para que os alunos de sua escola possam desenvolver capacidades envolvidas na compreensão e produção de textos?
Enquanto professora, tenho a partir de propostas e comandas claras e elaboradas seja sobre os conteúdos trabalhados, projetos desenvolvidos, procurado incentivar na leitura e escrita desde o momento da contextualização, levando diferentes gêneros textuais para análise, reflexão, debates, seminários, etc. Fazendo uso de poemas, jornais, revistas, músicas, crônicas, artigos de opinião, confecção de gibis até o produto final que são as diversas formas de linguagens (paródia, releitura, entendimento, sinopses, relatórios, construção de conhecimento, resumos, narração dentre outras produções de textos e atividades desenvolvidas na escola que ministro aulas para auxiliar na formação do aluno leitor/escritor. Sei que devido a n fatores, algumas dessas práticas são executadas com êxito e o uso dos gêneros são mais explorados, além dos alunos serem mais participativos e estimulados a vivenciá-los, entretanto, muito ainda precisa ser feito para melhorar, no sentido de que precisamos formar brasileiros leitores e escritores de verdade e não analfabetos funcionais.
Gisele Lima

Nenhum comentário: